A deficiência de vitamina A leva à morte de cerca de 750 mil crianças em países em desenvolvimento todos os anos.
É também a principal causa de cegueira evitável e aumenta o risco de contrair infecções e doenças severas.
Para enfrentar isso, cientistas da Austrália desenvolveram um novo e revolucionário tipo de banana rico em vitamina A.
Pesquisadores da Queensland University of Technology têm vindo a cultivar as bananas biofortificadas há 10 anos, graças ao financiamento de 5,9 milhões de libras da Fundação Bill e Melinda Gates.
As bananas foram criadas usando genes de uma espécie de banana rica em provitamina A encontrada em Papua Nova Guiné.
Eles só crescem em cachos pequenos, então os cientistas criaram um híbrido desta banana especial e a banana regular 'Cavendish', que são produzidas em grandes quantidades. As bananas resultantes são uma cor alaranjada incomum.
"Estamos recebendo mais de quatro vezes nosso nível alvo [de vitamina A], então estamos muito felizes com isso", disse o professor James Dale à ABC Austrália.
"Mais de cinco gerações conseguimos manter o nível de pró-vitamina A e, em alguns casos, aumentá-la ao longo do tempo, o que é realmente emocionante".
A fruta deve estar disponível para comer em Uganda em cerca de seis anos, depois de ter passado por testes regulatórios.
Inundações devastaram partes do nordeste da Índia, deixando pelo menos 28 pessoas mortas e centenas de milhares de pessoas sem-teto.
As crianças foram retratadas tentando escapar nas balsas improvisadas em Assam, enquanto um helicóptero de ajuda que carregava suprimentos vitais desapareceu em Arunachal Pradesh.
Inundações e deslizamentos de terra mataram pelo menos 28 pessoas desde meados de junho.
Mais de 500 mil pessoas fugiram de suas casas em 800 aldeias em quase metade dos 27 distritos de Assam e agora ficaram desabrigadas.
Cerca de 20.000 pessoas foram forçadas a se refugiar em campos de socorro administrados pelo governo estadual.
Pelo menos 28 pessoas foram mortas (Foto: EPA)
As vítimas de inundações viajam de barco pela aldeia submersa de Katoguri, no distrito de Morigaon (Foto: EPA)
Uma mulher afetada pela inundação prepara o jantar em um campo improvisado no distrito Morigaon de Assam, afetado pela inundação (Foto: EPA)
Os aldeões indianos puxam um barco em frente à estrada para usá-lo em águas de inundação no município de Moramaon atingido por Mutji (Imagem: EPA)
As crianças cruzam as águas da inundação em uma balsa caseira no distrito Morigaon afetado pela enchente de Assam (Foto: EPA)
As mulheres, juntamente com seus filhos, atravessam águas de inundação em uma balsa de banana na região afetada de Morigaon, em Assam (Foto: EPA)
Na terça-feira, a autoridade disse que havia evacuado 400 alunos depois que seu campus da escola foi inundado no distrito ocidental de Nalbari, a 88 km a oeste da capital do estado, Gauhati.
No estado vizinho de Arunachal Pradesh, as estradas de vários distritos foram cortadas devido às fortes chuvas.
E um helicóptero da Força Aérea indiana que enviou suprimentos de comida para áreas remotas foi desapontado em um mau tempo na terça-feira, de acordo com o ministro junior da Índia, Kiren Rijiju.
O próprio Rijiju teve uma fuga estreita quando seu helicóptero foi apanhado em uma tempestade, e foi forçado a pousar na capital de Arunachal Pradesh, Itanagar.