InfoPress: 01/02/16

sábado, 2 de janeiro de 2016

O “Homem que criou” HIV-SIDA finalmente “descobre” a vacina


Segundo o jornal Africa24News, Dr. Robert Gallo o homem acusado de ter “criado” o HIV-SIDA nos anos 1970, apareceu agora, 45 anos depois, ã dizer que descobriu a vacina contra a doença.
MAPUTO - Em 1984, Robert Gallo foi um dos co-autores do estudo que identificou o HIV como causador da SIDA. Depois, ele foi o primeiro a desenvolver um exame de sangue que detecta o vírus (Inventou o primeiro teste que detecta o vírus).

Agora, 31 anos depois da identificação do HIV como causador da SIDA, ele e sua equipe do Instituto de Virologia Humana da Universidade de Maryland estão a começar a testar em humanos uma vacina contra o HIV potencialmente revolucionária.

Embora outras vacinas se concentrem em cepas específicas do HIV, o tratamento desenvolvido por Gallo tem uma abordagem diferente.

A ideia é bloquear o vírus antes que ele invada as células T (um componente central do sistema imunológico) e entre em mutação, quando isso acontece (mutação), o HIV se torna invisível para o sistema imune e fica muito mais difícil de tratar.

Se o tratamento for bem sucedido, a vacina pode oferecer protecção contra uma grande classe de vírus conhecidos colectivamente como “HIV-1”.

Gallo disse à revista Science que a vacina está a ser desenvolvida há 15 anos.[EL]

Indiano declarado morto acorda em hospital minutos antes da necropsia


Caso chocou equipe de hospital que faria análise do corpo.
Homem foi achado inconsciente em rua e foi dado como morto em hospital.


Da France Presse

Um indiano sem-teto que foi declarado morto acordou na mesa do necrotério, chocando a equipe do hospital que estava prestes a realizar a necropsia do suposto cadáver, divulgaram autoridades nesta terça-feira (13).
Agentes da polícia de Mumbai encontraram o homem, que não teve seu nome divulgado, inconsciente e sofrendo de várias infecções no domingo de manhã e o levaram para o hospital local.
O médico do Hospital Municipal Lokmanya Tilak declarou o homem como morto e enviou o corpo para ser necropsiado, infirmou o vice-comissário da polícia de Mumbai, Ashok Dudhe, à AFP.
"Quando a necropsia estava para começar, o homem acordou, espalhando caos entre os médicos. Depois disso ele pegou rapidamente a certidão de óbito e a rasgou", explicou Dudhe.
O reitor do hospital, Dr Suleman Merchant, afirmou que a polícia forçou o erro ao pedir aos médicos que examinassem o homem na estrada no lado de fora do hospital, porque eles estariam ocupados com questões de segurança sobre a visita do primeiro-ministro Narendra Modi.
"Eles forçaram meus médicos a examinar o paciente na beira da estrada, já que eles queriam correr de volta para os afazeres sobre a segurança do primeiro-ministro", disse Merchant.
"Se a polícia tivesse permitido que a minha equipe tivesse levado o homem para o hospital, eles teriam feito um trabalho melhor", completou.
O homem está sendo tratado no hospital devido a uma severa desnutrição, suspeita de alcoolismo e abuso de substâncias químicas.
"Ele ainda está delirando e estamos tentando estabilizá-lo", divulgou o reitor.
O agente Dudhe classificou como "ridícula" a sugestão de que os policiais eram culpados pelo erro e disse que o hospital estava "tentando cobrir a própria negligência".
A polícia de Mumbai encontra regularmente corpos não identificados e relatórios sugerem que os necrotérios estão ficando sem espaço para armazenar tantos os cadáveres.

Silas Malafaia ostenta avião de 12 milhões de dólares e pastor critica

O Pr. Silas Malafaia é um dos mais polêmicos líderes religiosos do Brasil. Seus posicionamentos contra o aborto, casamento gay e descriminalização das drogas são amplamente defendidos por ele e seus seguidores, numa militância forte em diversos setores, inclusive na política.
Porém não é só sobre esses assuntos que o Silas é “expert”: na área cristã, alguns ensinamentos de Silas são combatidos por uns e acolhidos por outros, como por exemplo a “teologia da prosperidade”, pregada por ele em seus programas de TV, baseada na ideia de que Deus quer que sejamos ricos e que a medida que eu doar, receberei em troca.
Tempos atrás, o pastor e missionário Leonardo Gonçalves publicou um texto no Púlpito Cristão comentando sobre essa teologia, inclusive falando sobre o avião que Malafaia adquiriu há algum tempo, e que custou cerca de 12 milhões de dólares. Para Silas, o avião servirá para melhor acomodá-lo em suas viagens missionárias, para o Pr. Leonardo, Silas poderia usar esse dinheiro para investir em projetos que tragam educação, saúde e salvação para povos carentes do nosso país.
Ano passado, durante um encontro de pastores idealizado pela Associação Vitória em Cristo, Silas Malafaia falou sobre seu anel caríssimo e sua Mercedes, que está na Alemanha:
“Você quer saber o valor do meu anel? Quatro mil dólares. Com meu dinheiro”. “Tá vendo o Mercedes e500, blindado na Alemanha? Foi um parceiro meu que me deu de presente de aniversário”.
Os pastores que são contrários a essa teologia da prosperidade defendida por Edir Macedo, Silas Malafaia, R.R. Soares e Valdemiro Santiago defendem que Jesus pregava contra o acúmulo de riquezas, e que Jesus precisou de muito menos para exercer seu ministério aqui na Terra.
Confira abaixo o texto de Leonardo Gonçalves para Silas Malafaia:
“Rachem a cara e queimem a língua todos vocês que disseram que a bíblia de 900 reais não trazia prosperidade! Sim, eu confesso que estava enganado. A bíblia do Cerrullo, de fato, prospera!
O que me levou a esta conclusão foi a compra de um aeromodelo pelo telepastor e vice-presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus, “excelentíssimo” pastor Silas Malafaia. Parece que a farra dos 900 reais, somado à intimidação que o Cerrulo fez na TV, levou milhares de pessoas a ofertarem para o ministério, e ele, sábio e prudente, aplicou o dinheiro onde havia mais necessidade.
Segundo testemunhas, ao pregar em uma igreja de brasileiros em Boca Raton, Silas cofessou ter feito um negócio espetacular, ao comprar um dos maiores jatos executivos do mercado por um preço ridículo! Uma “galinha morta”. Uma aeronave com pouquíssimo uso, que se fosse nova, sairia por 18 milhões de dólares! Como a aeronave era de “segunda mão”, ele fechou o negócio pela bagatela de 12 milhões de dólares. O avião usado do Silas Malafaia custa o dobro do preço do avião novo do telemissionário RR Soares, Samuel Câmara e do Paipóstolo Renê Terra Nova.
Com tanta necessidade em terras tupiniquins, com milhares de crentes passando dificuldade nos bolsões da fome no Brasil, confesso que até pensei na possibilidade do senhor Silas usar esse dinheiro para levar educação, alimento e salvação a estas pessoas. Mas infelizmente ele preferiu investir em comodidade, igualando-se aos outros ícones da prosperidade já mencionados neste espaço virtual.
A tudo isso, quero apenas externar minha indignação às Assembléias de Deus por acalentar em seu seio um homem que comprovadamente não honra à sã doutrina, sendo um disseminador de heresias no âmbito pentecostal. Nesses poucos anos de conversão dentro das assembléias de Deus, vi pessoas sendo excluídas por causa do cumprimento do cabelo, por usar calça jeans e por causa do uso de jóias. Já vi crentes sendo excluídos por tomarem um copo de cerveja, quando seus pastores tomam um bom vinho importado no aconchego de seus lares, enfim, já vi toda sorte de exclusão boba e absurda, sem nenhum respaldo bíblico.
No entanto, ao olhar para a Bíblia, vejo que o critério que Paulo usava para exclusão era imoralidade e heresia. Silas Malafaia é um homem que, segundo os padrões escriturísticos, não deveria sequer fazer uso do púlpito, no entanto, é não apenas tolerado como também aclamado pela denominação como seu maior representante. E poucos – bem poucos – são os “blogueiros apologéticos” que ousam refutar as praxes infelizes deste ícone da teologia da prosperidade.
Espero da CGADB um parecer acerca da conduta dúbia deste senhor e da sua teologia do umbigo.
[*] Nota:
A imagem utilizada é do King Air 350, modelo comprado por RR Soares, Renê Terra Nova e Samuel Câmara. Este modelo está avaliado em 6 milhoes de dólares. O avião do Silas Malafaia custa o triplo do King Air 350. Como podemos ver, a tal bíblia da unção financeira funciono muito bem para o pastor.”
E você, o que acha?
Tadeu Ribeirotadeuribeiro@portaldt.com
com Púlpito Cristão.

Você sabe por que o homem nunca mais foi à Lua?






























 As missões que levaram o homem à Lua, iniciadas pela Apollo 11 em 1969, foram finalizadas com a Apollo 17, em dezembro de 1972. Foram seis naves tripuladas lançadas ao satélite natural da Terra, que colocaram o homem na superfície lunar. Além dessas, mais uma tinha o intuito de pousar no corpo celeste, a Apollo 13, mas não obteve êxito em função de problemas mecânicos.


A missão Apollo 17 foi a última que levou o homem à Lua, e, passados mais de 43 anos, nunca mais um ser humano esteve por lá. Mais do que isso, sequer houve uma nave tripulada que tenha ultrapassado uma órbita terrestre baixa. Sobre isso, nós publicamos um artigo com vídeos aqui no Mega em 2012, quando a última missão tripulada à Lua completou 40 anos.
A importância de viagens espaciais tripuladas que ultrapassem os limites da nossa órbita e levem a humanidade a explorar não só a Lua novamente, mas também, se possível, outros planetas e corpos celestes, é enorme. Além de representarem uma grande conquista científica para o homem, elas poderão contribuir para um maior entendimento sobre a origem do nosso planeta, do Sistema Solar e até do Universo. E essas são apenas algumas das vantagens que esse tipo de empreitada pode nos proporcionar.
Mas se há muito o que ganhar com essas missões espaciais tripuladas, por que elas nunca mais aconteceram? Um artigo publicado pelo site IO9 conta a verdadeira história por trás da missão Apollo 17 e apresenta os fatos que a fizeram ser a última que levou o homem para além dos limites da órbita terrestre. Baseados nessa publicação, nós aqui do Mega apresentamos os pontos que explicam esse fato.

O início e os altos investimentos

Os investimentos em pesquisas e tecnologias para missões espaciais começaram a ser feitos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Com o advento da Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética começaram a disputar informalmente quem apresentava as melhores e mais fortes tecnologias, com o intuito de demonstrar superioridade.
Foram desenvolvidos foguetes e mísseis mais rápidos, capazes de atingir qualquer território inimigo ao redor do mundo. Essa disputa evoluiu para os experimentos de missões espaciais tripuladas. Alguns anos após o primeiro satélite ser lançado em órbita, a URSS fez de Yuri Gagarin o primeiro humano a viajar pelo espaço.As tensões só aumentaram, e isso fez com que o governo americano passasse a destinar uma maior parte dos gastos do capital político e governamental para o programa espacial. É importante dizer que esses investimentos foram no campo científico e aéreo, o que ajudou a manter uma mensagem otimista e pacífica.
De qualquer forma, em 1966, a NASA teve o maior recebimento de sua história, quase US$ 6 bilhões, o que nos valores atuais representam cerca de US$ 43 bilhões (R$ 166 bilhões). Com isso, os EUA concluíram os programas espaciais existentes e projetaram a próxima fase do programa Apollo. A partir daí os investimentos começaram a ficar menores e praticamente se encerraram após o sucesso da missão Apollo 11, que levou o homem à Lua pela primeira vez. Mesmo assim, a NASA conseguiu continuar com mais 6 missões até a última, a Apollo 17.

Fim do programa Apollo e troca de prioridades

O investimento nos programas Apollo foi grande, mas acabou por alguns motivos. Entre eles está o das novas prioridades estabelecidas pela NASA. A construção de uma estação espacial foi um deles e culminou no cancelamento da, até então prevista, missão Apollo 20. Com novos cortes, até a Apollo 18 acabou sendo extinta, e isso fez com que Harrison Schmitt, que estava em treinamento e seria o primeiro cientista levado em uma viagem espacial nessa missão, acabasse tendo a experiência antecipada para a Apollo 17.
As outras prioridades foram tomando conta dos investimentos governamentais dos EUA. A NASA se limitou então a focar mais em programas de pesquisa e missões científicas. No âmbito do espaço, podem ser citados os programas do laboratório e dos ônibus espaciais, além de diversos satélites e sondas robóticas lançadas. Também foram feitos investimentos em programas espaciais de cooperação internacional, como a Estação Espacial Internacional, e instrumentos científicos mais importantes, como os robôs enviados a Marte.
Outro ponto que vale a pena lembrar é que não só investimentos espaciais impossibilitaram novas missões tripuladas à Lua, mas acontecimentos prioritários no planeta. Um exemplo é a Guerra ao Terror travada pelo governo americano, que, estima-se, custará cerca de US$ 5 trilhões aos cofres públicos, contando o que já foi e o que ainda será gasto nesse sentido.
Portanto, essas são as razões para que a Apollo 17 tenha sido a última missão espacial que levou o homem à Lua e, sobretudo, para além da órbita terrestre. Para se ter uma ideia, não há nem mais fabricação das peças utilizadas para o lançamento dos foguetes Saturno V, os responsáveis por levar as missões Apollo ao satélite. As máquinas fabricadas que não foram utilizadas na época atualmente estão todas em museus para apreciação do público.
FONTE(S) 

GUGA NOBLAT CONCEDE 'PRÊMIO CARA DE PAU' A AÉCIO















"Depois de passar 2015 acusando o governo de corrupção na Petrobrás, o senador mineiro do PSDB foi mais uma vez citado como um dos políticos que desviou dinheiro de lá", escreve o jornalista, filho do colunista Ricardo Noblat

247 – O jornalista Guga Noblat, filho de Ricardo Noblat, do Globo, concedeu neste sábado o "prêmio cara de pau da semana" ao senador tucano Aécio Neves (leia aqui).
"Depois de passar 2015 acusando o governo de corrupção na Petrobrás, o senador mineiro do PSDB foi mais uma vez citado como um dos políticos que desviou dinheiro de lá", justifica.
Guga Noblat lembra que "em março do ano passado, Aécio tinha sido citado por Youssef, mas o STF preferiu não investigar o senador. Quando voltar do recesso em fevereiro, o procurador-geral da República Rodrigo Janot dirá se pedirá para investigarem Aécio."

* Inaugurado primeiro templo de “adoração a Lúcifer ” na America do Sul.

Postado em 





















Embora ao longo dos séculos o satanismo tenha existido com diferentes nomes, sua versão moderna é uma criação do norte-americano Antony LeVey (1930-1997), que escreveu a “Bíblia Satânica” e criou uma religião que na essência seria ateísta, pois servir a Satanás para eles seria basicamente viver sem um deus, mas fazer o que determina sua consciência.
O uso do nome satanismo seria apenas uma maneira de simbolizar tudo que se opõe a Deus e sua lei moral.
Recentemente conseguiu ser reconhecido como religião nos EUA com os mesmos direitos do cristianismo. Isso inclui cerimônias públicas e a divulgação da sua fé em lugares públicos.
Agora, esse tipo de manifestação religiosa inaugura seu primeiro templo oficial num país da América do Sul e fala em se espalhar pelo continente. Liderado pelo satanista Damian Victor Rozo, que se intitula “pastor luceferiano”, foi inaugurado dia 27 de dezembro o templo “Sementes da Luz e de Adoração ao Diabo” na cidade de Quindio, Colômbia.
Em seus perfis nas redes sociais, Rozo se apresenta como “feiticeiro, espiritualista, bruxo de magia negra, vodu e macumba”. Explica ainda que ensina adoração a Lúcifer porque “é o nosso anjo de luz, que se rebelou contra o grande ditador que para nós é Deus”.
Além de oferecer trabalhos de magia negra, afirma que pode ensinar as pessoas como venderem sua alma a Satanás em troca de riquezas.
A inauguração do templo, que segundo ele foi construído com doações de satanistas do mundo inteiro, gerou grande polêmica na Colômbia. Contudo, uma vez que a igreja satânica cumpriu todos os requisitos legais, não pode ser impedida de atuar pois a constituição colombiana garante liberdade de culto.
Em declarações à imprensa, o pastor satanista salientou que “Lúcifer não tem absolutamente nada a ver com a figura do diabo que os cristãos acreditam”. Negou ainda que faça sacrifícios de animais ou humanos. Comparou a prática de sua igreja com os cultos cristãos, onde se canta louvores, fazem orações, pedidos, ensina-se a doutrina e desejam conquistar mais almas.
A Igreja católica da Colômbia emitiu um comunicado rejeitando esse tipo de culto. Em uma carta aberta, assinada pelo bispo Pablo Salas Anteliz Emiro e divulgada pela imprensa, pediu que os fiéis “vivam autenticamente a nossa fé e rejeitem qualquer forma de pecado e seduções enganosas do diabo”.
Também afirma estar preocupada com “a integridade das pessoas e especialmente as crianças, adolescentes e jovens de Quindio”. Ressalta que já pediu providências às autoridades, uma vez que a lei que regula a liberdade de religião na Colômbia, não inclui “atividades relacionadas ao estudo e experimentação de fenômenos psíquicos ou parapsicológicos e práticas mágicas ou supersticiosas”, como classificou o satanismo.

Blog do Ricardo Tristão: PIG censura que em 10 anos, redução da extrema pob...

Blog do Ricardo Tristão: PIG censura que em 10 anos, redução da extrema pob...: Acabamos de iniciar o ano de 2016 e sou obrigado a voltar ao velho tema da  censura  praticada cotidianamente pelo Partido da Imprensa Gol...

5 evidências científicas que dão sentido a episódios da Bíblia






























































Tem quem não acredite em nada que está escrito na Bíblia, há quem acredite cegamente no que ela diz... Independente de vínculos religiosos, cada vez mais evidências históricas e científicas são trazidas à tona. Confira cinco delas:
1- A física da Arca de Noé
Quatro alunos de física da Universidade de Leicester, na Inglaterra, decidiram investigar a possibilidade de a arca de Noé flutuar enquanto carregava um par de cada espécie animal. Para isso, no ano de 2014, os estudantes começaram a analisar de acordo com a física o passo a passo das instruções encontradas na Bíblia.
Primeiramente, o grupo converteu os cúbitos, medida utilizada na Bíblia, em centímetros, determinando que um do primeiro correspondia a 48 do segundo. Seguindo esse raciocínio, a arca teria 145 metros de comprimento, 24 metros de largura e 14 metros de altura.
Noé foi instruído a construir a arca com a “madeira de gofer” cuja densidade é parecida com a do cipreste, que foi utilizada pelos estudantes para realizar os cálculos. Com isso, eles descobriram que a arca vazia teria um peso de 1,2 milhão de quilos. Para flutuar, a densidade da embarcação teria que ser menor do que a da água.
Com base nessas pesquisas, os estudantes concluiram que a arca poderia carregar 51 milhões de quilos, ou seja, ela poderia ter carregado um casal de cada espécie animal existente na época de Noé.
2 - A pedra de Pôncio Pilatos
Enquanto escavava, em 1961, um teatro construído por Herodes, o Grandes, em Cesareia, em Israel, uma equipe de arqueólogos descobriu uma pedra. Ela possuia uma inscrição na lateral com os dizeres: “Pôncio Pilatos, prefeito da Judeia, a dedica”. Essa foi a primeira evidência física da existência do personagem bíblico.

3 - O Reservatório de Siloé
No livro de João na Bíblia, após curar um cego de nascença, Jesus lava os olhos deste com as águas do Reservatório de Siloé. A comunidade acadêmica acreditava que João não estava fazendo uma referência a um local de verdade, e sim usando um conceito religioso para ilustrar a passagem. No entanto, em 2005, um grupo de encanadores encontrou a reserva de água na Cidade Velha de Jerusalém. “Encontramos o Reservatório de Siloé exatamente onde João disse que ele estava”, afirma James Charlesworth, especialista no Novo Testamento.
4 - A parede do rei Salomão
Segundo o primeiro livro dos reis, no Antigo Testamento, há o relato de que o rei Salomão ordenou a construção de uma muralha em Jerusalém. Em 2010, uma parte da construção foi encontrada durante uma escavação conduzida pela Universidade Hebraica de Jerusalém. A muralha possuia 70 metros de comprimento e 6 metros de altura e, além dela, foram escavadas uma guarita de segurança e uma torre.
5 - Cidadela da Primavera
Após 20 anos escavando a Cidade de Davi, principal sítio arqueológico de Jerusalém, foi descoberta a fortaleza “Cidadela da Primavera”. “A cidadela foi construída para salvar e proteger a água da Fonte do Giom dos inimigos que queriam conquistar as cidades, bem como proteger as pessoas que queriam beber água e voltar para a cidade”, afirma Oriya Dasberg, diretor de desenvolvimento da Cidade de Davi.
Os arqueólogos acreditam que essa é a mesma estrutura conquistada pelo rei Davi em passagem de Samuel e o mesmo local onde Salomão foi ungido rei.

CRISE? COPACABANA PALACE TEM UM DOS MELHORES RÉVEILLONS DA HISTÓRIA



Festa de réveillon do tradicional hotel carioca, que teve ingressos de até R$ 3.300 por pessoa, não ficava tão lotada há dez anos; um salão extra precisou ser montado para comportar os convidados; entre eles, o prefeito Eduardo Paes e celebridades como Zeca Pagodinho

Rio 247 – A crise que afetou o País ao longo de 2015 passou longe do Copacabana Palace, que há dez anos não tinha uma festa de réveillon com os salões tão lotados. E isso com ingressos de até R$ 3.300 mil por pessoa.

Foi preciso até abrir um salão extra para comportar todos os convidados. Entre eles, celebridades como Zeca Pagodinho e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), que circulava de cadeira de rodas acompanhado da mulher – ele quebrou o pé na véspera.
"Estamos muito felizes, a festa está linda e temos pessoas do mundo todo por aqui", comemorou Andrea Natal, diretora-geral do hotel, segundo a coluna de Bruno Astuto, da Época.

Já e obrigatório o acordo ortográfico no Brasil!

por Simone Moraes

As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil a partir de hoje (1º). Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.
Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009. A previsão inicial era que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de 1° de janeiro de 2013, mas, após polêmicas e críticas da sociedade, o governo adiou a entrada em vigor para 1° de janeiro de 2016.
O Brasil é o terceiro dos oito países que assinaram o tratado a tornar obrigatórias as mudanças, que já estão em vigor em Portugal e Cabo Verde. Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste ainda não aplicam oficialmente as novas regras ortográficas.
Com a padronização da língua, a CPLP pretende facilitar o intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa, já que os livros passam a ser publicados sob as novas regras, sem diferenças de vocabulários entre os países. De acordo com o Ministério da Educação, o acordo alterou 0,8% dos vocábulos da língua portuguesa no Brasil e 1,3% em Portugal.
Alfabeto, trema e acentos
Entre as principais mudanças, está a ampliação do alfabeto oficial para 26 letras, com o acréscimo do k, w e y. As letras já são usadas em várias palavras do idioma, como nomes indígenas e abreviações de medidas, mas estavam fora do vocábulo oficial.
O trema – dois pontos sobre a vogal u – foi eliminado, e pode ser usado apenas em nomes próprios. No entanto, a mudança vale apenas para a escrita, e palavras como linguiça, cinquenta e tranquilo continuam com a mesma pronúncia.
Os acentos diferenciais também deixaram de existir, de acordo com as novas regras, eliminando a diferença gráfica entre pára (do verbo parar) e para (preposição), por exemplo. Há exceções como as palavras pôr (verbo) e por (preposição) e pode (presente do indicativo do verbo poder) e pôde (pretérito do indicativo do verbo poder), que tiveram os acentos diferenciais mantidos.
O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo.
Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes “éi” e “ói”), dando nova grafia a palavras como colmeia e  jiboia.
O hífen deixou de ser usado em dois casos: quando a segunda parte da palavra começar com s ou r (contra-regra passou a ser contrarregra), com exceção de quando o prefixo terminar em r (super-resistente), e quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte começa com vogal (auto-estrada passou a ser autoestrada).
A grafia correta das palavras conforme as regras do acordo podem ser consultadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), disponível no site daAcademia Brasileira de Letras (ABL) e por meio de aplicativo para smartphones etablets, que pode ser baixado em dispositivos Android, pelo Google Play, e em dispositivos da Apple, pela App Store.

Fonte: EBC

Publicidades

B01 340x40

Publicidades

Banner Futebol 320x50

Anúncios

Logo_120x60