InfoPress: 05/20/16

sexta-feira, 20 de maio de 2016

BBC: Como Dilma Rousseff destacou o problema de sexismo no Brasil

Meu pai chorou de tristeza quando ele descobriu que seu primeiro filho era uma menina.

Mas ter uma mãe economista como um modelo ajudou-me a crescer em grande parte protegido de sexismo na sociedade brasileira.
Eu encontrei apenas mais tarde na vida, através de algumas experiências profissionais e, acima de tudo, através de estatísticas.
O anúncio do gabinete do presidente interino Michel Temer e seus 23 homens brancos toca campainhas de alarme na batalha pela igualdade.
É a primeira vez em quase quatro décadas que temos um gabinete exclusivamente masculina. A última vez foi durante a ditadura militar.Depois de fortes críticas, fala-se o Ministério da Cultura, um dos nove fechadas em uma tentativa de cortar despesas, serão trazidos de volta.
Os relatórios dizem que o Sr. Temer é inflexível ele deve ser conduzido por uma mulher. Curiosamente, o antigo Ministério terá um status inferior, um secretariado.Não há nenhuma palavra em Português tokenism ainda para.

'Idiota'

Esta ausência de mulheres vai além de sua representação já espantosamente baixo na política.
Entre os 81 membros do Senado, apenas 12 são do sexo feminino. Um deles foi referido no Twitter como a "senhora do café" por um apresentador de TV famoso.
O senador, Regina Sousa, do Partido dos Trabalhadores, também é um dos poucos legisladores negros.

O presidente interino Michel Temer (dianteira direita)Copyright imagemAFP
Legenda da fotoO gabinete do presidente interino, Michel Temer (dianteira direita) é todos do sexo masculino

A principal "empregador" de mulheres no Brasil ainda é o serviço doméstico. E a maioria dos trabalhadores domésticos não são apenas as mulheres, mas preto.Isso explica por que o comentário revoltou muitos. Mas nem todos.
A falta de diversidade não é um assunto popular para abrir no Brasil, um país onde a "Parte das mulheres brasileiras" tem apenas uma MP eleito - um homem.
Debates tornam-se frequentemente polarizada.
"Você quer uma quota para os trabalhos do governo agora?" disse um leitor do sexo masculino na nossa página de Facebook, comentando sobre uma peça intitulada "Todos os homens do presidente (e não as mulheres)".
"Na política ou em qualquer empresa, as pessoas precisam estar lá para a sua competência não sexismo idiota, disparate, pelo lado esquerdo", disse ele.
Outros, porém criticou o novo gabinete.
"Isto é o que você esperaria de um presidente cuja esposa é 'bonito, recatada e em casa'", disse um jornalista, referindo um perfil controverso da nova primeira-dama do Brasil em revista mais influente do país.
"Ela é uma mulher de sorte", foi a linha de abertura.

Dilma Rousseff (l), Michel Temer (c), Marcela Temer (r)Copyright imagemAP
Legenda da fotonormas duplas no retrato de mídia da Rousseff (l) e nova primeira-dama Marcela Temer (r)?

Sorte para Marcela Temer aparentemente veio quando ela conheceu seu futuro marido. Ela tinha apenas 18 anos e ele mais de 60 anos quando seu tio introduziu-los em uma conferência do partido.
Os críticos denunciaram um duplo padrão percebido da imprensa na representação de uma outra mulher.

mulheres minando

Também em abril, quando o Congresso entregou presidente Dilma Rousseff uma derrota importante , outra controvérsia sobre gênero surgiu. Ela foi retratado na capa de uma revista como uma mulher com um colapso nervoso.
Usando uma foto do arquivo que parecia que ela estava gritando, o presidente foi descrito como tendo coisas chutou, pessoal abusado e ser muito "emocionalmente instável" para governar o país.
"O que uma forma típica para minar as mulheres", disse uma feminista proeminente, apontando a descrição era um contraste surpreendente como Rousseff, ex-guerrilheira que sofreu tortura, insistiu que ela iria lutar até o fim.
É difícil argumentar que não há sexismo nos ataques contra Dilma.
Mas reduzir a enorme insatisfação em seu ao sexismo ignora o fato de que a mesma mulher tinha sido um dos presidentes mais populares que o Brasil já teve em tempos democráticos.
Sua gestão da economia, e da pior recessão desde o início dos registros, bem como a corrupção escândalo envolvendo seu partido estão no centro de sua queda.

Silvia Salek
Legenda da fotoSilvia Salek no trabalho

"Ele [o sexismo] não é a razão, mas certamente fez mais de um alvo", diz minha irmã mais velha.
Eu sou o terceiro filho e meu pai não chorar quando eu nasci. Ele foi o produto de uma família de imigrantes sírios e costumava dizer que viam as mulheres como gado.
"Mas quando temos um problema, nós apenas lidar com isso", ele me disse uma vez brincando.
Ele também era um engenheiro eletrônico que me apresentou ao mundo dos cabos. Eu tinha orgulho de ser capaz de instalar extensões de telefone a partir de uma idade precoce.
Aos 22 anos, no meu primeiro mês como um repórter de economia de um jornal brasileiro, fiquei chocado quando um jornalista mais velho sussurrou em meu ouvido, "Eu vou te comer tudo", antes de retornar calmamente até sua mesa.
Eu congelei por alguns segundos até um sentimento de profunda humilhação se transformou em raiva.
I invadiram atrás dele e, na frente de uma redação cheia, perguntou-lhe em voz alta para repetir o que ele tinha acabado de dizer. "Calma", ele repetiu em um tom paternalista, claramente não esperando que a reação de um jovem jornalista que tinha sido apelidado de Pocahontas por colegas do sexo masculino.
"Você é um covarde nojento", eu gritei, juntamente com uma série de outras coisas. Então, ainda fumegante, voltei para minha mesa para terminar uma história sobre o desemprego.
Meus pais me ensinaram a lutar para trás e nunca foi incomodado pelo facto de redação novamente. Eu sou uma mulher de sorte.

Índia tem quebrado recordes de temperatura do país depois de registrar 51C, o mais elevado desde que os registros começaram, diz o escritório do tempo.

Uma cidade no estado de Rajasthan da Índia tem quebrado recordes de temperatura do país depois de registrar 51C, o mais elevado desde que os registros começaram, diz o escritório do tempo.
O novo recorde em Phalodi no estado do deserto vem em meio a uma onda de calor em toda a Índia.
O recorde anterior para a temperatura mais quente ficou em 50.6C em 1956.
A onda de calor atingiu grande parte do norte da Índia, onde as temperaturas superaram 40C durante semanas.
A preparação para a temporada de monções na Índia é sempre caracterizada por semanas de sol forte e calor crescente, mas os níveis de temperatura risco de vida, chegando a 50C são incomuns.Murari Lal Thanvi, uma testemunha ocular em Phalodi, disse à BBC que tinha lutado para ficar ao ar livre na sexta-feira.
"Até o meu telemóvel desistiu e parou de funcionar quando eu estava tentando tirar fotos hoje", disse ele.
"Eu era capaz de mudar o meu telefone móvel em depois de colocar um pano molhado sobre ele por cerca de 20-25 minutos."

Índia Heatwave

51C
Temperatura registrada na quinta-feira em Phalodi, Rajasthan
  • 50.6C recorde anterior para a temperatura mais quente na Índia de 1956
  • 45C de temperatura na qual a Índia declara uma onda de calor
  • 56.7C temperatura mais quente já registrado (Death Valley, EUA, 1913)
GETTY
O escritório do tempo emitiu um alerta de condições "onda de calor grave" em toda grande parte dos estados do norte e oeste da Índia no fim de semana.
Índia declara uma onda de calor quando a temperatura máxima atinge 45 ° C, ou cinco graus maior do que a média para a região em anos anteriores.
Um homem que faz doces em uma loja em PhalodiCopyright imagemMURARI LAL THANVI
Legenda da fotoO calor escaldante em Phalodi não parar esta máquina de loja de doces do que dobra seu comércio
Este Verão, a onda de calor já custou dezenas de vidas nos estados do sul da Índia de Telangana e Andhra Pradesh.
alívio permanente do calor só é esperado com a chegada das monções, que normalmente vem em meados de junho.

Publicidades

B01 340x40

Publicidades

Banner Futebol 320x50

Anúncios

Logo_120x60